
Alguma vez te perguntaste quem criou os “breakpoints”? ??? Adivinha!
No seu primeiro dia de aulas na universidade, um professor ??? perguntou a Betty Holberton se não estaria melhor em ? a criar família, enquanto mulher… Isso não a impediu de continuar a estudar, e eventualmente tornar-se uma figura importante do mundo da computação! ???
No contexto da Segunda Guerra Mundial ? foi criado o computador ENIAC, que conseguia em segundos o equivalente a muitas horas de cálculo manual humano ? Betty Holberton era uma das 6 mulheres que compunham a equipa original de programadoras do ENIAC, escolhidas de entre 80 que calculavam as equações manualmente. O trabalho passava por analisar o problema a resolver e determinar como introduzi-lo no ENIAC (através de interruptores e cabos) ?
Em particular, é atribuída a Betty Holberton a criação de “breakpoints”, ?pontos de paragem na execução de um programa para ajudar a encontrar erros. No entanto, o seu trabalho demorou a ser devidamente reconhecido, uma vez que a notícia principal era a máquina.
Betty Holberton continuou a sua carreira na área da computação, eventualmente ajudando a criar linguagens como COBOL e FORTRAN. Entre outras honras, recebeu o Prémio Ada Lovelace em 1997 (atribuído a Margaret Hamilton em 1986).
“Why is it called a breakpoint? Because we actually did pull the wire to stop the programs so we could read the accumulators off. I mean, we actually broke the point, and that was where the word came from.
Elizabeth “Betty” Holberton
#girlswhocode#girlsprogramming#code#eniac#eniacprogrammers#bettyholberton#breakpoint#programming#womeninscience#mulheresnatecnologia#mulheresprogramadoras#minasquecodam#mulheresnaciência#mulherespioneiras#adalovelaceawards#cobol#fortran#computing#accumulator#developer#debugging#asraparigasdocodigo
Bruno Andrade