
Este mês traz-nos talento a dobrar! ?????? Enquanto terminava o seu PhD ??? Sally leu numa newsletter que a NASA ? estava a recrutar astronautas e que, pela primeira vez, as mulheres podiam candidatar-se! Não perdeu tempo e foi uma das 6 mulheres selecionadas (dos 8000 candidatos!). Foi a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço ☄️ tornando-se uma inspiração para jovens aventureiras ??♀️ Mais tarde, dedicou-se ao ensino na Física ??? e criou o Sally Ride Science, que procura incentivar os jovens a aventurar-se nas STEM!
Por sua vez, Mae via o mundo como o seu laboratório pessoal ?? Estudou engenharia química, estudos afro-americanos e medicina. Enquanto médica ??⚕️ foi voluntária ⛑ na Libéria e na Serra Leoa e mais tarde concorreu à NASA para ser astronauta ??? Jemison foi a primeira mulher afro-americana a ir ao espaço e a sua missão era realizar experiências relacionadas com a ausência de gravidade e enjoo de movimento.
Apesar de gostar do espaço ?, aquilo que achava verdadeiramente fundamental era melhorar o acesso aos cuidados de saúde nos países em desenvolvimento ?deixando a NASA para fundar a Jemison Group Inc.
Duas mulheres tão diferentes, mas com a mesma voz que não deixa que o mundo defina as fronteiras dos seus sonhos e da sua felicidade. Face aos eventos das semanas passadas, as Raparigas Do Código levantam também a sua voz:
O valor de uma vida não se define pela educação, pelo género, pela raça ou cor da pele, pela orientação sexual, religião ou credo. Que cada um de nós tenha a audácia de sonhar com um mundo mais justo, solidário e igualitário, e a coragem para o construir! ❤️
#mulheresnasstem#lego#space#womenofnasa#sallyride#maejemison#stem#africanamerican#womeninstem#womeninscience#womenempowerment#womensupportingwomen#womenpower#blackwomeninstem#blackwomeninscience#blacklivesmatter#blackhistory#blackscientist#blackculturematters#womenrightsarehumanrights#blackrights#igualdade#wiept#solidariedade#equality#science#spacehistory#endeavour#asraparigasdocodigo
Miriam Santos