Gostavas de colaborar connosco?

Enquanto comunidade, As Raparigas do Código baseiam-se na colaboração entre membros de diferentes áreas (engenharia, design, educação, marketing, comunicação, entre outras). Se gostas de ensinar, de escrever e produzir conteúdo digital, ou estás sempre a par das últimas novidades no mundo da tecnologia, gostávamos muito de poder contar contigo!

Existem diferentes formas de poderes colaborar connosco, dependendo da tua disponibilidade e interesse. Se gostavas de te juntar a nós, preenche o formulário de colaboração ou envia-nos um email para geral@raparigasdocodigo.pt. Ficamos à tua espera! 

Desenvolver conteúdo sobre Tecnologia

Se és um/a curioso/a da tecnologia, conheces imensos livros, filmes, séries ou jogos, as tuas recomendações são preciosas para nós! Se és o/a geek do teu grupo de amigos e conheces os monitores e teclados ponta de gama atuais, porque não partilhar connosco? Todo o tipo de conteúdo é bem vindo!

Escrever textos originais sobre temas relacionados com Ciência e Tecnologia

Podem ser artigos de opinião, críticas, recomendações, crónicas ou notícias. Podes escrever para a nossa rubrica “MulherTech”, ou qualquer outro tema tecnológico que te entusiasme. Se também és versado/a em linguagens de programação, podes escrever um tutorial sobre desenvolvimento web, aplicações android ou data science, por exemplo. Porque não?

Marketing Digital

Se percebes de marketing e comunicação, és “pro” em criar conteúdo digital ou tens ideias para implementar nas nossas redes sociais, precisamos da tua ajuda!

Realização e Organização de Talks e Workshops

Se no trabalho não te deixam explicar como resolveste aquele bug, ou ninguém te quer ouvir a falar de automação de testes ao almoço, nós queremos! Podes por exemplo voluntariar-te para dar um workshop ou uma talk sobre um tema à tua escolha. Podes também partilhar a tua experiência no mundo da Tecnologia e inspirar as nossas alunas, ser um/a role model!

Realização de Eventos

Caso tenhas experiência na realização de eventos, gostaríamos de contar com a tua ajuda para a criação de hackatons, webinars, encontros e outras oportunidades de networking. Se achas que a tua empresa gostava de nos receber para uma visita guiada ao mundo tech, entra em contacto connosco!

Mentoria

Se não gostas de falar em público, mas és secretamente um/a ninja do código, podes ajudar alguém a ultrapassar os obstáculos que surgem nos primeiros passos da aprendizagem da programação. Ajudar alguma das nossas alunas a compreender um problema, a resolver um bug, a explicar um conceito ou até incentivá-la a melhorar as suas capacidades com desafios extra. Torna-te um/a mentor/a!

Educação

Se gostas de ensinar, podes colaborar na realização dos nossos workshops através da criação de material ou acompanhamento de aulas, criação de exercícios, projetos ou desafios extra.

Colaboração Técnica

Se preferires, podes ajudar-nos na manutenção do website ou no apoio técnico às alunas (instalação de software, troubleshooting).

FAQs

Gostava de colaborar, mas não tenho muito tempo!

Com tantas formas diferentes de colaborar, algo se adaptará a ti e às tuas possibilidades. Não existe um limite mínimo ou máximo de participação para os colaboradores, nem sequer periodicidade para contribuir. Participas conforme a tua disponibilidade.

Não sei programar, posso ser colaborador?

Claro que sim! Não precisas de saber programar nem de trabalhar na área das tecnologias de informação. Basta teres uma paixão pela tecnologia, há imensos aspetos em que podes colaborar connosco!

A posição de colaborador é remunerada?

Não. As Raparigas do Código não obtêm lucro de modo a poder remunerar monetariamente os seus colaboradores. No entanto, esporadicamente, podemos recompensar os colaboradores com bens materiais simbólicos, conforme as possibilidades e oportunidades. Como a comunidade se baseia na colaboração de pessoas de diferentes áreas, podemos também partilhar uns com os outros, por exemplo, oferecendo workshops de programação numa linguagem específica ou workshops de edição de vídeo, entre outros, aproveitando a diversidade de conhecimentos do nosso grupo de colaboradores.

Tenho direitos de autor sobre o material que produzir?

Sim. Todos os conteúdos são creditados aos seus autores (texto, aulas, exercícios, vídeo, fotografia, posts), exceto se o/a autor/a quiser expressamente que não sejam.

Não me sinto capaz (ou não tenho disponibilidade) para acompanhar uma aluna, mas gostava de ser mentor/a.

A mentoria não implica uma total responsabilidade do colaborador, a equipa das Raparigas do Código continua a estar disponível e ser responsável pelo acompanhamento das alunas. A mentoria serve também para permitir o contacto das alunas com alguém da área das Tecnologias da Informação, alguém que a inspire e que seja um modelo. Também não implica uma relação 1:1, os mentores podem acompanhar várias alunas ou, em vez disso, responder a questões gerais através dos canais da comunidade, tal como as alunas podem preferir acompanhar esses canais ou contactar qualquer outro/a mentor/a com quem se sintam mais à vontade, bem como a equipa de administração.