
Este mês, sou eu que dito as regras ??? Sim, lamento, mas as Raparigas do Código não vos podem ajudar ??♀️ Aposto que não me conhecem, mas eu sei tudo sobre vocês, o vosso histórico cheio de cachorrinhos ? a fazer disparates no YouTube e os vossos TikToks mais embaraçosos ? O meu nome é Amanda Rousseau, e a vossa sorte é que eu sou uma white hat ?
Calma, ainda não fomos hackadas ??? Mas já ouviste falar em vírus, malware, worms, trojans, ransomware, spyware, hackers? São tudo termos associados à cibersegurança! ?
No fundo, a Amanda é uma Mrs. Robot da vida real ? Também conhecida como @cyberpanda33 ? ou “Malware Unicorn” ?, a Amanda é investigadora em cibersegurança e actualmente trabalha como engenheira de segurança ofensiva na Red Team ?do Facebook.
Antes disso, foi investigadora de malware (“código malicioso”) para a Endgame, em S. Francisco, e ajudou a travar o infame ataque de “ransomware” WannaCry ? de 2017 que paralisou hospitais em todo o Reino Unido ? Os sistemas eram completamente bloqueados até que um resgate fosse pago, em criptomoedas ? (uma espécie de “dinheiro digital”).
Mas espera, Red Team? White Hat? ?
Em cibersegurança, a Red Team (Equipa Vermelha) e a Blue Team (Equipa Azul) trabalham juntas para melhorar os sistemas de segurança. Normalmente a Blue Team é a equipa interna da organização ou empresa, que tenta defender-se ‼️ enquanto a Red Team é uma equipa contratada para descobrir fragilidades informáticas, tentanto entrar nos sistemas e redes, com todos os truques que tiver na manga ? O objetivo é testar a segurança da organização e a sua prontidão para detectar e responder a ataques informáticos, corrigindo falhas que possam existir.
Um/a white hat hacker procura encontrar fragilidades nos sistemas para ajudar a resolvê-las ??♀️, enquanto que um/a black hat hacker é um/a ciber-criminoso/a, que usa as suas capacidades para proveito próprio ou para prejudicar outros ?☠️ Muito fixe, não é? ?
Durante grande parte da sua carreira, Rousseau foi muitas vezes a especialista mais jovem das equipas a que pertenceu, para além de ser frequentemente a única mulher.
“It wasn’t until I opened my mouth that they were like, ‘OK, she knows what she’s talking about.”
E sim, ela sabe mesmo do que fala! ? Vê aqui o vídeo da WIRED, onde a Amanda responde às questões mais comuns sobre “computer hacking” e explica porque é que ninguém quer hackar… a Taylor Swift! ?
#hacker #hackerforgood #whitehat #whitehats #whitehathacker #blackhat #blackhathacker #readteam #blueteam #cybersecurity #cibersecurity #ciberseguranca #trojan #malware #wannacry #spyware #worms #ransomware #security #facebook #amandarousseau #asraparigasdocodigo
Miriam Santos