#3: Carol Shaw

Cansados da quarentena? Safam-se com videojogos ? a maior parte do tempo? Pois bem, têm também a agradecer à nossa rapariga do código ??‍? deste mês, Carol Shaw!

Em 1978 foi a primeira mulher a fazer desenvolvimento de jogos, tendo sido contratada pela atari logo após ter terminado a sua formação em engenharia elétrica e ciência de computação na Universidade de Califórnia em Berkeley.

Durante o seu tempo na empresa de jogos Atari trabalhou no jogo polo e 3D tic-tac-toe , o primeiro jogo comercial criado por uma mulher. Nessa altura ainda era comum ser um engenheiro apenas a desenvolver o jogo, desde a lógica ao design gráfico.

Após ter trabalhado na Atari, Carol foi trabalhar para a Activision , que desenvolvia jogos para o sistema Atari 2600. Foi na Activision que desenvolveu o seu videojogo de maior sucesso – River Raid, que se tornou um dos videojogos mais populares do início da década de 80.

Carol Shaw foi trabalhar para a Tandem Computers , onde permaneceu até 1990, deixando o desenvolvimento de videojogos para se focar em ciência de computação, programando com a linguagem assembly.

Mais recentemente, em 2017, Carol recebeu um prémio de reconhecimento Industry Icon na cerimónia de prémios “Game Awards 2017” por ter inspirado mulheres em todo o mundo, e quebrado o estereótipo numa indústria dominada pelos homens na sua altura. ?

E todas as gamers agradecem ?

#games #gamer #gamergirl#gamergirls #girlswhocode#mulheresnatecnologia #code#videogames #carolshaw#computerscience#jogosdecomputador #jogos#gamestagram #atariges #atarist#atari2600 #asraparigasdocodigo

José Amorim