#11: Reshma Saujani

A encerrar o mês de Novembro, provamos-te que não precisas de saber programar para fazer a diferença no mundo (da Tecnologia)! ?

Reshma Saujani começou a sua carreira como advogada ??‍⚖️ e ativista, e foi a primeira mulher hindu-americana (e a primeira mulher sul-asiática) a concorrer ao Congresso, em 2010. Spoiler alert… Perdeu ?

Mas a derrota ensinou-lhe muito mais do que uma vitória: Reshma percebeu que, pela primeira vez na vida, aos 33 anos, tinha agido sem medo de falhar, sem se preocupar em ser absolutamente perfeita ???

Durante a sua corrida política, Reshma visitou várias escolas locais ? e apercebeu-se da falta de representatividade das mulheres em cursos relacionados com a Ciência da Computação ??‍???‍? Pior, apercebeu-se que essa falta de representatividade não estava relacionada com as capacidades das alunas, mas com… a confiança ?

Em 2012, fundou a Girls Who Code, uma organização sem fins lucrativos, que trabalha para acabar com o gender gap na Tecnologia ? Na sua inspiradora TED talk, Reshma fala-nos da diferença na educação de rapazes e raparigas ????, e de que forma pode condicionar as suas escolhas futuras:

Os rapazes são ensinados a arriscar, a ser audazes, a atirar-se de cabeça. Quando chegam a adultos, quer estejam a negociar um aumento ou a convidar alguém para um encontro, estão habituados a correr riscos. As raparigas são ensinadas a evitar riscos e fracassos. São ensinadas a ser educadas, simpáticas, a jogar pelo seguro e a tirar boas notas. Estamos a educar as raparigas para ser perfeitas, e os rapazes para ser corajosos.

Queremos um mundo onde as nossas raparigas escolhem as suas profissões e o seu futuro ou onde se acomodam e resignam? ? Um mundo onde uma rapariga seja criativa, carismática e sonhadora, ou um mundo onde não se atreve a fazer frente aos desafios? ??‍♀️ Um mundo onde luta, ou foge? ?

A mudança começa com todos nós, nas pequenas coisas ? Se a tua irmã quiser experimentar o teu jogo de computador ?, joga com ela. Se a tua mãe estiver frustada com aquele dispositivo que não sincroniza ?, não a deixes dizer que “não percebe nada disto”. Se a tua avó quiser ter instagram, porque não? ?? Se a tua aluna, amiga, filha, quiser aprender, ensina. E ensina-a sobretudo a acreditar em si mesma ?

Se não conheces a TED talk da Reshma, “Teach girls bravery, not perfection”, aqui a tens! Verdadeiramente inspirador, não? ?

Miriam Santos